Como podemos te ajudar?

Escolha um assunto abaixo.


Denúncias são condutas irregulares ou inapropriadas envolvendo Funcionários/Colaboradores de qualquer nível hierárquico da empresa, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, entre outros(Tenha certeza que a sua mensagem será levada diretamente por nós ao conhecimento dos Sócios, Acionistas, Diretoria e/ou Conselho de Administração), que resultaram, por exemplo, em:

• Qualquer ato que infrinja o código de conduta ética.

• Desvio de produtos e/ou dinheiro.

• Falsificação e/ou adulteração de Registros.

• Processos de cotação favorecendo determinado(s) fornecedor(es).

• Processos de recrutamento e seleção favorecendo determinado(s) participante(es).

• Pagamento de serviços não prestados ou de mercadorias não entregues.

• Produtos entregues com defeitos ou danificados recebidos normalmente ao invés de serem devolvidos para o fornecedor.

• Não cobrança de juros e multa de clientes que pagaram em atraso.

• Prorrogação de vencimento de duplicatas de clientes não autorizadas.

• Aprovação de horas extras não trabalhadas.

• Conflito de Interesse.

• Práticas não adequadas de Superiores com os seus Funcionários/Colaboradores ou de Pares entre si, ou com Agentes Externos (Assédio, Discriminação de qualquer natureza, etc).

• Utilização de veículos ou equipamentos da empresa para fins pessoais; entre outros.


Reclamação é qualquer fato ou situação que não são irregulares ou inapropriadas, mas que não estão sendo atendidas, entregues ou ocorrendo como foram informadas, prometidas ou estão formalizadas nos Manuais ou Normas existentes, para você, sua área, departamento e/ou unidade (Tenha certeza que a sua mensagem será levada diretamente por nós ao conhecimento dos Sócios, Acionistas, Diretoria e/ou Conselho de Administração), tais como:

• Equipamentos ou Caminhões sendo operados/conduzidos em desacordo com as Normas de Segurança.

• Entrada ou saída não autorizada de pessoa, veículo ou carga no Recinto(Armazém, Terminal, Depósito, entre outros).

• Atraso na entrega da cesta básica vale refeição, vale alimentação ou vale transporte.

• Limpeza ou manutenção não realizada corretamente pela área responsável ou pela empresa terceirizada.

• Não utilização de EPI nas áreas em que o seu uso é obrigatório.


Sugestão é qualquer idéia que possa trazer um benefício para você, sua empresa, um cliente ou um fornecedor. Tenha certeza que a sua mensagem será levada diretamente por nós ao conhecimento dos Sócios, Acionistas, Diretoria e/ou Conselho de Administração. Benefício pode ser:

• Melhoria no ambiente de trabalho.

• Economias.

• Redução de custos.

• Oportunidades de receitas.

• Otimização num processo ou procedimento.

• Mudanças que aumentem a motivação ou produtividade, entre outras.


Importante: Envie sempre uma mensagem para cada assunto que você quer enviar, mesmo que sejam da mesma natureza, porque eles podem ter ações, prazos e/ou conclusões diferentes.

1. Entre no ambiente do PCI, localizado no site oficial da Empresa.

2. Escolha qual tipo de mensagem você quer enviar e clique no botão correspondente.

3. Clique no botão "Começar agora".

4. Escolha uma ou mais Unidades de Negócios e Empresa relacionada a sua mensagem.

5. Escolha a(s) área(s) que está relacionada(s) com a sua mensagem.

6. Caso não localize a área, digite o nome dela no campo "Não Encontrei".

7. Caso seja uma Denúncia ou Reclamação, informe o periódo que ocorreu ou ocorre o fato.

8. Digite o mais detalhado possível os dados da sua mensagem.

9. Se voce quiser anexar algum arquivo de vídeo, foto, aúdio, documentos, entre outros, Clique no botão Procurar e anexe quantos arquivos desejar.

10. Sua identificação não é obrigatória, mas se desejar se identificar, preencha os seus dados pessoais.

11. Informe como teve conhecimento do PCI.

12. Digite no campo em branco os caracteres como você vê.

13. Clique em Continuar e Envie a mensagem.

14. Guarde o seu Número da Mensagem e Senha, eles serão necessários para você acompanhar o andamento da sua mensagem, enviar complementos da sua mensagem e/ou acessar os dados do Dashboard (Opção exclusiva /restrita para os Funcionários.


Para consultar o andamento da sua mensagem:

1. Entre no ambiente de Consuta de Mensagem, localizado no site oficial da Empresa.

2. No primeiro campo digite o Número de Mensagem que lhe foi dado ao enviar a mensagem.

3. No segundo campo digite a Senha que lhe foi dada ao enviar a mensagem.

4. Clique em Consultar.

5. Visualize o andamento da sua mensagem.

6. Atenção, efetue a consulta do andamento da sua mensagem a partir da data informada para você que a sua mensagem estara analisada por nós.


Para saber se existem perguntas que você deve responder, acesse:

1. Entre no ambiente de Consuta da Mensagem, localizado no site oficial da empresa.

2. No primeiro campo digite o Número de Mensagem que lhe foi dado ao enviar a mensagem.

3. No segundo campo digite a Senha que que lhe foi dada ao enviar a mensagem.

4. Clique em Consultar.

5. Localize a Coluna Complemento.

6. Clique no Botão Vermelho.

7. Leia as perguntas e atente-se ao prazo para o envio das respostas.


Para responder as perguntas:

1. Entre no ambiente do PCI, localizado no site oficial da empresa.

2. Escolha qual tipo de mensagem você quer tratar e clique no botão correspondente.

3. Preencha os campos Número de Mensagem e Senha.

4. Responda a/as pergunta/as no campo Digite sua Mensagem.

5. Clique em Enviar.


Para consultar o resultado da sua mensagem:

1. Entre no ambiente de Consuta de Mensagem, localizado no site oficial da empresa.

2. No primeiro campo digite o Número de Mensagem que lhe foi dado ao enviar a mensagem.

3. No segundo campo digite a Senha que que lhe foi dada ao enviar a mensagem .

4. Clique em Consultar.

5. Localize a coluna Conclusão e Observações da Conclusão.

7. Atenção, efetue a consulta do resultado da sua mensagem próximo da data informada para você que a sua mensagem estará concluida.